sexta-feira, 18 de maio de 2012

Banco de dados das empresas

Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) - do inglês Data Base Management System (DBMS) - é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados. Em bancos de dados relacionais a interface é constituída pelas APIs (Application Programming Interface) ou drivers do SGBD, que executam comandos na linguagem SQL (Structured Query Language).

 

Definição dos principais bancos de dados. Características e diferenças entre os bancos Oracle, MySQL, MS-Access e SQL Server

 

Banco de dados é um programa de computador como qualquer outro. Windows, Excel, Word, MSN são exemplos de programas, assim como os bancos de dados.

Para que serve o Word? Editar textos! Imagino que você tenha respondido isso. E o Excel para que serve? Criar planilhas e gráficos! E um banco de dados para que serve então? Um banco de dados serve para organizar e guardar dados.

O banco de dados é parte integrante dos chamados Sistemas de Informação, onde os dados são coletados, processados, organizados e armazenados. A parte de coleta, tratamento e processamento dos dados é feito por programas específicos como: ERP, CRM, Web service, sites, etc. Porém, o armazenamento e organização desses dados são feitos em um banco de dados, podendo ser ele Oracle, SQL Server, MySQL ou outro.

Atualmente os bancos de dados são chamados de relacionais, pois suas estruturas são formadas por tabelas e relacionamento entre as tabelas. Tanto um banco robusto como o Oracle ou um desktop como o Access adota este mesmo padrão, tornando assim fácil e possível a integração de dados entre bancos.

Veremos os principais bancos de dados da atualidade:

 

Banco de dados Oracle

 

O Oracle é o principal banco de dados atualmente, sendo responsável pelo armazenamento de boa parte das informações das principais organizações ao redor do mundo. Sua participação no mercado de banco de dados é bastante acentuada, principalmente em grande empresas e em conjunto com sistemas de médio e grande porte. O Oracle é muito robusto e exige bastante hardware para um boa performance. Outro fator importante é o gerenciamento, onde são exigidos profissionais bastante capacitados para este fim.

Um ponto muito alto do banco de dados Oracle é a segurança, principalmente quando bem administrado. Segurança dos dados é um dos principais pontos a analisar no aspecto banco de dados e neste caso o Oracle tem a simpatia de muitas empresas e DBA's.

 

Banco de dados SQL Server

 

O banco de dados SQL Server é basicamente o principal concorrente do Oracle e já esteve em situações piores da atual realidade. Tem como grande vantagem o fato de ser da Microsoft e se integrar nativamente com seus produtos e tecnologias, esse talvez seja o fator que o popularizou.

Atualmente o SQL Server conta também bom uma boa participação no mercado de web, fruto de um relacionamento mais estreito com as linguagens ASP e ASP.NET que lideram o mercado de médios e grandes projetos de internet.

 

Banco de dados MySQL

 

O MySQL é talvez o banco que mais evoluiu nos últimos tempos, passando de um banco frágil e pouco seguro a um banco no mínimo respeitável. Eu mesmo não gostava do MySQL e tinha motivos para isso, minha preferência era o SQL Server, não que ela tenha mudada, mas o MySQL conseguiu provar que é um banco seguro e bastante indicado para aplicações web.

Este blog, por exemplo, apesar de ter sido escrito em ASP.NET, usa banco de dados MySQL.

O banco de dados MySQL conta com uma importante vantagem competitiva que o fato de ser um software livre. Dentre os bancos de dados open source como o postgree, firebird e outros o Mysql tem se destacado, principalmente para uso na web.

 

Banco de dados MS Access

 

O Access é um banco de dados da Microsoft para uso em desktops e não em servidores. Essa é a principal diferença dele em relação os demais bancos SGBD como o Oracle, SQL Server e MySQL, por exemplo. Contudo, ele tem sido muito usado em pequenas e médias empresas para armazenamento de dados em pequenas quantidades.

Este banco foi um dos principais bancos em websites no final dos anos 90 e início deste século, hoje as pessoas tem substituído seu uso na web por outros bancos como o SQL Server ou o Mysql.

 

Referência: http://www.luis.blog.br/o-que-e-banco-de-dados.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário